quinta-feira, julho 29, 2010

Bibliotecas





Um local de eleição para mim são as Bibliotecas. Adoro-as. Adoro estar lá enfiado, sozinho, rodeado por toneladas de sabedoria à distância de uma prateleira.

Não me interessa se são bibliotecas antigas ou modernizadas. Adoro as duas. Nas antigas, adoro ver o efeito da luta travada entre o papel e o oxigénio ao longo de décadas. Adoro as peculiaridades, como por exemplo na biblioteca do Convento de Mafra, onde habitam morcegos, que durante a noite saem para caçar seres indesejados no recinto...Fazem um autêntico trabalho comunitário, de borla, sem danificar nada =D....Adoro abrir aqueles livros esquecidos, empoeirados, e aprender pormenores já há muito esquecidos.

Nas bibliotecas mais recentes, adoro o conforto, a tecnologia e a praticalidade. É bastante convidativo estar imerso num sitio com boas poltronas, ar condicionado, televisores LCD e centenas de DVDs para ver gratuitamente, com fones Wierlss de alta qualidade, como acontece na Biblioteca da cidade onde moro, Oliveira de Azeméis. É excelente ter centenas de policiais e romances que eu tanto adoro e poder levá-los para casa e devorá-los, a troco de nada.
É fantástico apanhar rede sem fios de alta velocidade.

Adoro bibliotecas, e tenho a certeza que dentro delas, sou uma pessoa diferente. Devo apresentar uma espécie de dupla personalidade. Acreditem ou não, os meus pais nunca me viram a estudar. NUNCA...porque eu simplesmente não consigo estudar em nenhum sitio à excepção de bibliotecas. Em casa tenho barulho, distracções, pessoas que querem relaxar e divertir-se...e isso incomoda-me....isto desenvolveu-se de tal forma que ganhei uma espécie de alergia a estudar em casa, e não consigo simplesmente. Assim que entro numa biblioteca, sei que estou rodeado de sabedoria e de pessoas que procuram o mesmo que eu...e como por magia, sou capaz de estudar horas a fio sem me cansar =D...

Simplesmente adoro Bibliotecas, sem elas provavelmente ainda estaria a fazer o 10º ano :P

(Nas imagens a Biblioteca do Convento de Mafra, que tive a oportunidade de visitar uma vez, mas que jurei a mim mesmo que não foi a última. Quero lá voltar. Aproveito para dizer que foi aí que José Saramago elaborou a sua pesquisa para a escrita do livro "Memorial do Convento", tendo dessa forma oferecido a todos nós um "pequeno resumo" de muitos pormenores interessantíssimos dos antepassados Portugueses.)

2 comentários:

Cosme disse...

Eu simplismente AMO bibliotecas e aos poucos monto meu próprio acervo. É engraçado, como diria Borges (http://microcoxx.blogspot.com/2010/04/datas-jorges-e-livros.html):eu nem preciso ler os livros, apenas sua presença já me basta.

Luciana Ferreira disse...

Também amo os livros, já trabalhei na biblioteca da Universidadde de Ouro Preto e na de uma escola primária e amava quando chegavam os livros novos.

Adoro possuir os livros, não tenho pena de gastar dinheiro com eles, mas confesso que sou mais uma colecionadora que uma leitora assídua, falta-me tempo e disposição...Contento-me, por enquanto, em observá-los, ler seus resumos, orelhas e sumários, mas um dia os contemplarei por inteiro, ou ao menos a maior parte da maioria.
Bj.