Well well well....já andava a falhar na minha saga das grandes máquinas...então vai aqui uma com a qual lido todos os dias...e todos os dias fico surpreendido com ela (as vezes pela positiva, outras pela negativa)....
Fiat uno...A raça Italiana....ora, todos devem conhecer o fiat 127; em 1983, a Fiat lança o Fiat Uno para substituir o 127, que ja tinha sido lançado em 1971;
Estes carros são muito substimados devido ao seu baixo valor comercial, mas quando a Fiat o criou, queria lançar um carro simples, barato, económico. Logo em 1983 foi considerado o carro do ano; em pouco tempo surgiram diversas motorizações, adaptadas a todos os gostos. As versoes menos potentes apresentam 45 cavalos, existindo depois motores com 60, 70, 85 (e provavelmente outros que nao conheço)...e existe o derradeiro Fiat Uno Turbo i.e. A veradeira máquina, com mais de 100 cavalos.
Normalmente quem nao está dentro do assunto pensa que os unos nao andam nada...tenho de admitir que não sao nada de especial, mas os 45 cavalos aplicados num carro leve como o Uno têm um efeito (de certa forma) poderoso; imaginem agora o que acontece quando lhe aplicamos mais de 100 cavalos.
Coisas que posso dizer atraves do meu conhecimento empirico e uso diário de um fiat uno: gosto bastante dele; eu gosto de condução à moda antiga, sem ajudas, sem "paneleirices"; o meu uno nao tem injecçao electronica, ainda é de carburador, e então é um suplicio arrancar a frio (o que torna as coisas bastante interessantes, condução com truques =D); o meu tem dado dores de cabeça porque já teve tantos donos, que provavelmente nunca pensaram em estimar minimamente o carro, e de certeza que aquele motor já levou muita porrada; é pena ser tão desconfortável; o motor é fiável (o meu é, e creio que os turbo diesel também...tenho as minhas duvidas em relação a Unos com motor diesel sem turbo); posso dizer que é óptimo para andar na cidade, não tem direcção assistida mas é tão leve que giro o volante com bastante facilidade; bom de estacionar (se bem que gosto de um estacionamento difícil, logo perde a piada estacionar o uno); fazer longas viagens de Uno não é grande coisa (sobretudo no meu, basta andar meia hora em auto.estrada fico logo todo comido das costas); é económico, as reparações são bastante baratas, encontram-se peças com facilidade e a custos reduzidos...para quem gosta de mecânica é um carro óptimo; digo isto porque apesar de não ter nenhuma formação ou seja o que for a nível de mecânica, já devo ter desmanchado e voltado a montar mais de metade daquele carro; o motor foi desenhado e projectado para levar o menor número de peças possível, então quando abro o capot e olho para aquela miniatura de 1000 centímetros cúbicos de cilindrada dá-me um certo riso...e não tenho medo de desmontar seja o que for, porque é tudo muito simples; quanto a acelerações, e velocidades máximas, bem, o meu é um fiat uno 45s de 88, como sabem o motor com o uso vai ganhando folgas, perdendo compressão, e associado a isso perde cavalos; não sei quantos cavalos tem o meu actualmente, mas 45 nao tem de certeza, e está todo original, nunca foi alterado para andar mais; nunca medi o tempo dos 0 aos 100 kms, mas é demorado, diria ai uns 15 segundos; velocidade máxima, consegui dar uns estonteantes 165 km/h com ele; provavelmente quem me visse a passar pensava: "O rapazinho quer-se suicidar ou qualquer coisa =O "...foi um dia inesquecivel.
well, um dia hei-de ter um turbo i.e., e ai sim vou mostrar a toda a gente do que um fiat uno é capaz =)
mesmo que venha a ter muitas máquinas (e espero bem que tenha), o meu fiat há-de ficar sempre na minha garagem =)

P.S. Eu não gosto de tuning nem nada, mas fogo, este fiat está qualquer coisa; nunca pensei que fosse possível coloca-lo assim taaooo...bonito =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário