domingo, novembro 01, 2009

A saga dos chassos velhos !!



Ora, finalmente vou falar de um tema do qual percebo qualquer coisa....Carros velhos XD

vou dar inicio a uma saga....nao sei quantos serão os posts, quando irá terminar....
mas vou relatar as minhas experiencias com alguns xarutos velhos, os truques que conheço sobre eles....
desde ja previno que nao tenho nada contra carros classicos, mt pelo contrario, e passo a vida a defende-los, visto que ha mentes ignorantes que nao fazem ideia que um carro comprado hoje daqui a 20 anos nao se vai aguentar tao bem quanto um carro que tenha 20 anos actualmente...e quem diz 20, diz 30 ou 40....



well, e o primeiro concorrente, será o Lancia Delta...(sim, isso mesmo, nao vai ser o fiat uno...nao tenho tempo para contar a longa historia do fiat uno neste momento)....





ora, o meu primeiro contacto com este maquinao, foi no velho mas eterno jogo Colin Mcrae 2; sim, o lancia delta foi um carro que participou e marcou imenso o mundo do rally, com a versao especial lancia delta Integrale, da qual falarei mais á frente.
Este carro, que veio ao mundo pela primeira vez em 1979, foi considerado o carro do ano logo em 1980; ao longo da sua historia, várias foram as motorizações, capazes de satisfazer todos os gostos, algumas delas bem nervosas e que ainda hoje mostram a raça dos delta. As motorizaçoes foram blocos 1100, 1300 e 1500 a gasolina, 1600 GT e posteriormente 1600 GT com injecçao electónica, 1600 com turbo e 8 valvulas, 2000 turbo com 16 valvulas (á maquinao), existindo mesmo uma versao, embora menos comum, 1900 turbo diesel.

Mas a fama que precede o Delta deriva do famoso desempenho do Lancia Delta HF Integrale, com motor a gasolina sobrealimentado por turbocompressor, e como o proprio nome indica, tracçao integral às 4 rodas, o que impulsionava este menino de uma forma extraordinaria. Se nao se acreditam, as 46 vitórias no WRC que o fizeram dominar o campeonato mundial de rally e o facto de ter ganho o campeonato de construtores seis anos consecutivos (1987 a 1992) nao me deixam mentir.



Posteriormente, o Integrale foi substituido pelo seu sucessor, o Evoluzione, que continha uma serie de extras que nao eram encontrados em qualquer carro em inicios dos anos 90, tais como travao de disco às 4 rodas, Sistema ABS (so para quem nao sabe, a sigla ABS significa Anti-lock Brake System, em portugues, é o anti-bloqueio das rodas....a funçao do ABS é que, mesmo quando o condutor pressionar os travoes a fundo, o sistema, por impulsos electronicos (a electronica é fanstica) controla a força exercida nos travoes de forma a que as rodas estejam no limiar de bloquearem, mas sem de facto bloquearem....o que se ganha é uma reduçao na distancia de travagem, visto que o carro nao bloqueia as rodas e nao vai, consequentemente, a derrapar nao sei quantos metros) e uns impressionantes 210 cavalos.

adoro quando vejo um lancia Delta antigo =D. Foi lançado recentemente um novo modelo, mas

que nao me cativa tanto quando o classica Lancia Delta; este ja nao apresenta aquele espirito

dominador e de campeao.





Lancia delta, um carro que o mundo nunca vai esquecer.

Nenhum comentário: