quinta-feira, julho 30, 2009

Conceito de Arte

Today we'll talk about Art =). A Arte é das poucas ciências não-exactas que admiro muito. Talvez porque é possivel encontrar muita exactidão dentro dela (sei que parece contraditório, mas ja explico).
Para começar, o que é a Arte? Indo à origem da palavra esta deriva do latim "Ars" e significa técnica/habilidade. Regra geral, um artista tem uma área de destaque face à generalidade das pessoas, algo que faz particularmente bem e em que é particularmente bom.
A arte implica criar algo belo, original, que nunca tenha sido feito até então (uma obra de arte tem de ser única).
Como sempre, existem coisas sobre a Arte que discordo; por exemplo, eu considero um BMW M6 uma obra de arte; contudo, do ponto de vista filosófico nao o é por ser produzido em série. É também para mim arte a forma como o Lance Armstrong pedala em cima da sua Treck, mas proezas desportivas também nao são consideradas Arte.
Dentro da pintura, dizem os leigos que "pintura abstracta nao é arte e qualquer um a faz (se estivessem calados faziam melhor figura e, cá está o carácter não exacto da arte, existe uma enorme divergência, nao é como "2+2=4". Vejamos agora a exactidao dentro da arte nao exacta: a minha forma de arte favorita é sem dúvida a música. A música é uma arte, logo do ponto de vista de quem a escuta nao é exacta: os rappers nao gostam de Clássica, os metaleiros nao gostam de hip-Hop (e a lista é infindável...). Contudo, a música apresenta uma exactidao surpreendente; a música tem muito de lógica, de estrutura (a música consegue ser exacta) e ao mesmo tempo de emoção, sentimento e estado de espirito. Acho que é das poucas coisas onde sao misturados os sentimentos com algo que tem toda a lógica, normalmente onde ha o sentimento nao cabe a lógica porque os sentimentos tendem a falar alto, fazem-nos quebrar as regras. Acho que é desta junção única que resulta a grande magia da música e o efeito que esta provoca nas pessoas.

Para concluir, a minha imagem é sem dúvida uma obra de arte (unânima do ponto de vista de quem avalia, porque até os leigos afirmam que é necessário algo mais para reproduzir à mão e de forma tao sucinta o mundo organico no qual estamos imersos. Finalizo assim com esta obra realizada por Ricardo Almeida. No retrato, eu e a melhor pessoa que alguma vez existiu e existirá, Ana Cantanhede (ela é uma obra de arte =D (do ponto de vista filosófico pessoas nao sao consideradas obras de arte, mas isso mudará quando um filósofo a conhecer ;) )
Espero que tenham gostado do meu conceito de arte e do retrato que nada mais é que um tributo à minha melhor amiga.

2 comentários:

Molly disse...

adorei o post ^^
alias, adoro ouvir-te, as tuas opinioes fascinam-me tanto !
tens sempre uma resposta a todas as questoes *.*

Ja agora, o retrato *.* GOSH ! foi a melhor surpresa que podias ter feito ! : D
eu é que tenho o melhor amigo !
adoro-te tantoo *.*

José Oliveira disse...

=)....sabes como é, a resposta tem de estar sp na ponta da lingua =D

tive mt gosto em fazer a surpresa, ainda bem q gostaste melhor amg =D

dwt =D **